A Tribo da Urze nasceu no Lughnassadh de 2018 com a proposta de estudar e vivenciar a espiritualidade celta moderna de forma profunda, verdadeira e familiar.
Abençoados pelo totem da Urze e da Abelha, aprendemos sobre a força do trabalho, da comunidade, da transformação e da resiliência, e assim começamos nossa história.
Atualmente nos reconhecemos como um grupo religioso e somos compostos de 3 integrantes que caminham juntos em sua espiritualidade, unidos por laços de lealdade e amizade.
Vivenciamos a espiritualidade céltica de forma profunda, diária, política, pagã, xamânica e politeísta, fundamentados no estudo e na prática, individual e em grupo.
Utilizamos de diferentes denominações: Druidismo, Xamanismo Celta e Espiritualidade Celta, porém, apesar de aprendermos e estudarmos com diferentes fontes, somos um grupo independente, sem vinculação a nenhum grupo ou ordem, nacional ou estrangeira.
O grupo se encontra fechado para novos integrantes, buscando sua maturidade espiritual e a consistência de seus conhecimentos e práticas, mas nos comprometemos com a divulgação de conhecimento pelas redes sociais e estamos sempre disponíveis para uma conversa e trocas construtivas.
Baseamos nossa espiritualidade no culto aos Deuses, na honra à Terra e na verdade de nossos corações.
SOBRE NÓS
Carol Bispo – Apaixonada pela vida e seus mistérios, vê sua espiritualidade em todo lugar. Praticante de Xamanismo e Druidismo, também estuda a espiritualidade feminina, práticas de bruxaria e a arte oracular. Professora por profissão e bailarina por opção, explora diferentes estilos de dança, integrando-a à sua espiritualidade. Ama música, natureza, livros, gatos e café.
Cecília Médice – É estudante e praticante de Xamanismo Celta e Sagrado Feminino. É dançante da Danza de Luna Brasil. Preza a sabedoria feminina, da natureza e daqueles que um dia estiveram conectados com ela. Leonina, professora e psicopedagoga. No seu tempo livre, ama escrever poesias, dançar e ouvir boas músicas.
Danilo Bispo – Tem como sua religião o Xamanismo Celta. É buscador de visão na trilha do Caminho Vermelho. É também praticante de Xamanismo urbano, Integrante da Ordem dos Bardos, Ovates e Druidas (OBOD), Terapeuta Holístico, Massoterapeuta, Reikiano e estudante da espiritualidade masculina. É nerd e no tempo livre pratica marcenaria e aprende a construir casas.
OS TOTENS DA TRIBO
A Urze – associada à 18ª letra do alfabeto oghan (Ur/U), a Urze é uma planta que representa a resiliência e a capacidade de crescer e florir mesmo em solos tóxicos e áridos. Tem a capacidade de purificar e transformar solos pouco saudáveis e floresce de forma abundante, atraindo abelhas e produzindo um mel muito apreciado. O chá de suas folhas e flores é calmante, purificante e antioxidante.
A Abelha – se apresentou diversas vezes aos integrantes da Tribo e está sempre conosco. Pequena e trabalhadora, nos ensina sobre a força do trabalho constante e minucioso, a importância de pensar e agir como um grupo, construir a longo prazo e defender o que é importante para nós.
ORAÇÃO DA TRIBO
Dos solos ácidos e tóxicos,
sem promessas ou esperança,
a Urze cresce em bando.
Colorida e perfumada.
transforma e purifica.
Nos dias quentes de verão
atrai o zumbido suave da amiga Abelha.
Que trabalha incessante,
de flor em flor,
ensinando sobre a força do trabalho,
da persistência e da união.
Do lodo impuro ao doce mel,
da podridão à nutrição,
da decomposição à beleza.
Que a Urze nos ensine a crescer,
transformar e florescer.
Que a abelha nos ensine a persistir,
a construir e a nutrir.
A Tribo da Urze se apresenta,
sob seus totens sagrados,
em honra, amizade e verdade,
sob as bênçãos dos Deuses
e perante os espíritos de toda a criação.