Beltane

Beltane – 01 de maio

Folclore e simbolismos

O principal simbolismo do festival de BELTANE é a purificação. Para os antigos povos celtas, no hemisfério norte, a data coincidia com o início da época clara do ano. Os animais, casas e pessoas eram purificados por meio da fumaça das fogueiras para afastar a energia do inverno. Simbolizava o recomeço das atividades da tribo no campo.

Aqui no hemisfério sul, a data coincide com a despedida dos dias quentes. O vento começa a soprar mais frio, e embora ainda haja sol e calor, sabemos que as atividades externas devem diminuir nos próximos meses. Também há uma promessa de Festa Junina no ar.

Na modernidade, seguindo o calendário civil, nos aproximamos do meio do ano. Os projetos começam a tomar forma, há muito trabalho a ser feito e precisamos de uma energia extra para enfrentar o segundo semestre e colher os frutos do nosso trabalho.

A magia desse festival está ligada ao sol, fogo, calor, amanhecer e à celebração entre amigos e comunidades. É tempo de fortalecer as relações, celebrar a vida e ficar próximo de quem nos faz bem.

Celebrando
Dicas simples para celebrar o festival de Beltane em nossos dias:

  • Saia para uma atividade ao ar livre: caminhe em um parque, passe algumas horas sob o sol, vá a um barzinho ou restaurante ao ar livre, vá a uma piscina ou praia…deixe a energia solar te energizar e purificar para os meses que virão. Agradeça por estar vivo;
  • Prepare um banho de ervas com uma água especial: recolha em uma fonte ou deixe um recipiente de água para ser energizado pelo sol nascente;
  • Faça uma defumação em você mesmo, na sua casa e nos animais de estimação, para afastar as energias estagnadas;
  • Faça uma comida energizante, coloque no seu feitio todas as intenções de cura e bem-estar, sirva para si mesmo e para as pessoas queridas, faça uma oferenda aos Deuses e espíritos aliados;

Magia

Uma dica de magia para o Beltane é fazer uma trança de tecido enquanto mentaliza seus objetivos e desejos para o segundo semestre, deixe-a sob o sol para energizá-la e guarde-a até o festival de Samhain, em outubro, quando deverá ser desfeita.