Imbolc
Imbolc – 01 de fevereiro
Folclore e simbolismos
O Imbolc é tradicionalmente o festival da Deusa Brigid, deusa tríplice ligada à cura, à forja e à inspiração. Ela abençoa o lar, as atividades domésticas e manuais, assim como as artes em geral. É conhecida como a Deusa da chama, tanto daquela que traz calor e luz, tanto daquela que forja as armas para a batalha. Uma Deusa muito amada e cultuada em todo o território celta.
A energia do festival está muito ligada às bênçãos aos inícios, no Hemisfério Norte o festival celebra o m do inverno e o renascimento trazido pela primavera que chega, para os povos celtas da antiguidade significava a sobrevivência ao inverno, pois nesse período os animais voltavam a acasalar e produzir leite, garantindo o sustento da tribo após os longos meses frios.
Aqui no Hemisfério Sul é o verão quem se encaminha para o fim, trazendo as tempestades de verão que podem tanto trazer alívio e fertilidade, quanto destruição. Também é um tempo de cuidado e sobrevivência.
Na modernidade, a data do festival coincide com o início do ano civil, fechando janeiro, mês conhecido pelas férias escolares e retomada das atividades após os feriados de fim de ano. É tempo de retomar as atividades, planejar o ano, iniciar ou reiniciar os projetos. É tempo de pedir as bênçãos e proteção dos Deuses para o ano que se inicia, para que tenhamos inspiração, saúde e nutrição para desenvolvermos nossos planos. É tempo para pedirmos por proteção para nossa casa, prosperidade para nossa mesa, clareza para nossa mente e força para nosso corpo.
A magia desse festival está ligada ao fogo, ao leite, às águas e ervas curativas. É um bom período para fortalecer a sua fé, retomar devoções e fazer planos sob às bênçãos dos seus deuses e espíritos aliados.
Que a estrada seja sempre suave sob seus pés, que sempre haja trabalho para suas mãos e companhia para desfrutar ao m do dia. Um bom ano para você.
Celebrando
Dicas simples para celebrar o Imbolc em nossos tempos:
- Monte um altar para a Deusa Brigid e estabeleça (ou reforce) sua devoção. Utilize cores ligadas ao fogo, como: vermelho, amarelo e laranja, ou branco e creme, representando o leite que nutre, ou verde claro, representando os brotos frescos. Faça oferendas de leite, queijo, mel, hidromel, cerveja de trigo, pedras brancas, flores e/ou frutas;
- Confeccione uma cruz de Brigid, há bons tutoriais na internet, com trigo ou junco. Coloque nessa confecção seus desejos de proteção para o ano. Depois de pronta, coloque-a em um ponto alto da sua casa, em cima da porta de entrada é um bom local. Esse é um amuleto poderoso para a proteção do lar;
- Prepare um alimento a base de leite ou queijo, pedindo pela nutrição do corpo, mente e espírito;
- Abençoe nas chamas de uma vela ou fogueira algum objeto que simbolize seu trabalho, pedindo proteção e inspiração para o seu fazer;
- Energize amuletos de cura e de proteção, caso não tenha, pode-se utilizar um cristal verde para trabalhos de cura e um vermelho para a proteção;
- Escreva uma carta de intenções para o ano que inicia, queime-a ao sol nascente ou ao pôr do sol e solte as cinzas ao vento.
Magia
Compartilhamos com vocês uma poderosa oração conhecida como “Litânia de Brigit”. Utilize a litânia como forma de devoção e conexão ou para abençoar e energizar suas magias. Repeti-la por três vezes seguidas trará uma força especial.
Litânia de Brigit
Brigit, filha de Dugal o Marrom, Filho de Aodh, Filho de Art, Filho de Conn, Filho de Criara, filho de Cairbre, filho de Cas, Filho de Cormac, Filho de Cartach, Filho de Conn.
Brigit do manto,
Brigit da turfa para a lareira
Brigit dos cabelos trançados,
Brigit do augúrio.
Brigit dos pés alvos,
Brigit da serenidade,
Brigit das alvas palmas
Brigit do gado,
Brigit companheira das mulheres
Brigit auxiliadora das mulheres
Brigit mediadora das mulheres.
A cada dia e noite que recito a linhagem de Brigit,
Não serei morto,
Não serei ferido,
Não serei aprisionado,
Não serei despedaçado.
Não serei apartado,
Não serei despojado
Não serei oprimido
Não serei desnudado,
Não serei rendido.
Nenhum sol me queimará,
Nenhum fogo me queimará,
Nenhum raio me queimará,
Nenhuma lua me queimará.
Nenhum rio me afogará,
Nenhum mar me afogará,
Nenhuma enchente me afogará,
Nenhuma água me afogará.
Pesadelo não cairá sobre mim,
Sono negro não cairá sobre mim,
Sono encantado não cairá sobre mim,
Sorveira não cairá sobre mim.
Estou sob a proteção de minha companheira, amada, Brigit.