Samhain
Samhain – 31 de outubro
Folclore e simbolismos
Há indícios de que o festival de Samhain foi celebrado em todo o território celta, marcando o final do ano e das atividades agrícolas. Tradicionalmente era celebrado em 3 noites, se iniciando com a primeira geada, e a partir de então, tudo o que não tivesse sido colhido deveria ser deixado nos campos como oferenda ao povo das fadas.
O principal simbolismo desse festival é a finalização do ciclo e a honra aos ancestrais.
Nessas noites, acredita-se que o véu que nos separa do Outro Mundo está mais fino, permitindo a interação com os espíritos dos mortos e das fadas. Nessas noites, os espíritos vagueiam livres pela terra, e é de bom tom deixar oferendas de luz, comida e bebida, para que eles não atormentem nossas casas e sigam um bom caminho.
Trata-se de um festival familiar e doméstico, tempo de estar junto dos amigos e da família, renovar os votos de amizade, agradecer pelo ano e honrar os que vieram antes de nós.
Na modernidade, as festas de Halloween se multiplicam, sendo elas também uma oportunidade de se divertir na noite e expurgar os “demônios”, para que no dia de Finados, que se segue (2 de novembro) , possamos lembrar com carinho e solenidade daqueles que já partiram.
Também é a época de passar o ano em revisão, abrir mão do que não deu certo, agradecer pelo que deu e se preparar para descansar, pois a Terra nos ensina que, no ciclo de plantar e colher, nada cresce o tempo todo e o período de descanso é tão importante quanto todos os outros.
Que a estrada seja sempre suave sob seus pés, que sempre haja trabalho para suas mãos e companhia para desfrutar ao fim do dia. Um bom final de ano para você. /|\
Celebrando
Dicas simples para celebrar o festival de Samhain em nossos dias:
- Monte um altar para seus ancestrais, sejam eles de sangue ou de inspiração. Coloque fotos, objetos e símbolos que remetam a sua ancestralidade, acenda velas e faça uma oferenda de comida e bebida, agradecendo por tudo o que eles lhe forneceram;
- Nas noites do festival, em especial na noite do dia 31, deixe uma vela acesa, um pedaço de pão e um
copo de leite ou bebida do lado de fora da sua porta ou janela, para os espíritos que vagam na noite; - Faça oferendas ao Povo das Fadas: leite, mel, bolos, pão, frutas…, é um bom período para demonstrar sua amizade;
- Faça uma ceia, decore a casa, abra um vinho, chame os amigos. Celebre o ano que chega ao fim,
contem histórias, riam, festejem a vida; - Magias e oráculos tem um lugar especial nesse dia, o véu entremundos está mais fino e a magia está
mais acessível; - Honre os Deuses relacionados ao período: Dagda, Morrighan, Cernunnos, Arawnn. Peça por sua
proteção e guiança nos caminhos.
Magia
Uma magia tradicional do festival de Samhain é pedir as bençãos de nossos ancestrais. Ao preparar sua refeição na noite do dia 31, deixe um lugar a mais na mesa e o sirva de comida de bebida. Caso honre algum ancestral específico, você pode preparar um prato especial do qual essa pessoal gostava.
Também é comum escrever cartas aos antepassados, contar as novidades, agradecer pelo caminho percorrido e proteções oferecidas, na magia, a proteção dos ancestrais é valiosa e preservada com carinho.
